quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Meio ambiental – O que todo Ser Racional deve saber sobre a Vida. (quem conhece o problema conhece a solução)

Questionamentos para responder e aprender sobre a vida. Ciências naturais para o professor, o estudante e o curioso.

Material elaborado por Damião Medeiros (Fonte Didática e Metodológica para a Ecologia e o Meio Ambiental da Região Nordeste (FEMeA).

1) Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma; os seres vivos são agentes de transformação da energia solar, da água, do Ar atmosférico e do solo

Orgânico/mineral. Pergunta-se: o Homem gasta, USA e consome água? Consome alimentos? O homem USA o solo? Transformar significa “utilizar” – tornar útil.

2) O Reino vegetal é o reino “produtor de alimentos” dos seres vivos; tudo o que a gente come vem do Reino Vegetal. Há exceções?

3) Todos os excrementos dos animais são alimentos dos vegetais e microorganismos. Isto significa que há um CICLO alimentar ou uma cadeia alimentar? Porque os excrementos do homem depositados nos esgotos e nas fossas não devem ser empregados como adubação orgânica das plantas?

4) Na Natureza nada acontece por acaso. A seca e a fome no Nordeste são o caso?

5) A Terra é o Planeta água? A água está acabando?

6) Dizem que o fogo é um dos 4 elementos da Natureza; Natureza é vida, mas o fogo é um agente de destruição incompatível com a vida de tal forma que o fogo e a vida não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo. Onde tem fogo não tem água, não tem atmosfera, não tem Natureza. Explique a incoerência.

7) A água UTILIZADA na agricultura faz parte do CICLO da água. Porque isto não acontece na agricultura brasileira?

8) A água doce potável USADA nas atividades domésticas da casa do homem jamais será ÚTIL. Por quê?

9) O que caracteriza uma área deserta e uma área semi-árida? Existem desertos úmidos?

10) A molécula de água H²O é montada na atmosfera. Por que tem água salgada na Terra? Existe água subterrânea H²O? A água das chuvas pode ser ácida (por que)?

0 comentários:

Postar um comentário