quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Lugares – São Lourenço da Mata

Dia 9 de janeiro foi comemorada a emancipação política de São Lourenço. Uma das cidades mais antigas do Brasil. Registros de 1554 conferem presença de índios tupinambás, tribo habitante da região, próxima às margens do rio Capibaribe e Beberibe.

O nome Lourenço provém do primeiro morador da região. Ponto de comércio do Pau Brasil, limitava-se onde fica hoje o Loteamento Santana. Em 1621 foi erguida uma capela em homenagem a São Lourenço, hoje no local está a igreja matriz. Acredita-se que a segunda igreja mais antiga do Brasil seja a de Nossa Senhora da Luz, neste município, fundada em 1540, localizada no distrito de Matriz da Luz. Em 1635 a cidade sofreu com a invasão holandesa, onde em várias localidades deu-se combate de guerrilhas.

Em 1775 virou distrito, separando-se de Recife e Pau D’alho; em 1884, vila e em 1890, município.
A denominação de Capital Nacional do Pau Brasil é devida a quantidade de árvores de mesmo nome, concentradas principalmente na reserva ecológica de Tapacurá.

Limita-se com Camaragibe, Pau D’alho, Chã de Alegria, Jaboatão, Moreno, Recife e Vitória de Santo Antão.

A cidade conseguiu o direito de sub-sediar a copa de 2014.

O município conta com bom patrimônio histórico, repleto de usinas, fogos mortos, igrejas e engenhos da época colonial.

Uma das famílias mais antigas é a Maranhão, com muitos descendentes. O mais ilustre – Jerônimo de Albuquerque – expulsou os franceses do Maranhão, em 1614. Alguns descendentes vindos para o município trouxeram benfeitorias e ainda estão vivos para contar as histórias e os causos da cidade, a exemplo de José Anacleto de Albuquerque Maranhão, mais conhecido como Zeto. Homem lúcido, empreendedor e moldado às tradições de antigamente. Sempre disposto a abrir seu baú de conhecimentos de outrora. Memória viva.

0 comentários:

Postar um comentário