segunda-feira, 20 de abril de 2009

Gêneros Literários

A literatura, quanto à forma, pode se manifestar em prosa e verso. Quanto ao conteúdo, pode se manifestar em:

1. Gênero lírico = seu nome vem de lira, instrumento musical que acompanhava os cantos dos gregos. Por muito tempo, até o final da Idade Média, as poesias eram feitas para serem cantadas. Nas obras líricas notamos o predomínio dos sentimentos, da emoção, o que as torna subjetivas. O eu-lírico é o próprio sentimento do poeta naquela poesia. Pertencem a este gênero os poemas em geral, destacando-se:

Ode e hino: os dois nomes vêm da Grécia e significam canto. Ode é mais a poesia entusiástica, de exaltação. Hino é a poesia destinada a glorificar a pátria ou dar louvores às divindades.

Elegia: é a poesia de ‘um canto lírico de tom triste’. Fala de acontecimentos tristes ou da morte de alguém. O “Cântico do Calvário”, de Fagundes Varela, é, sem dúvida, a mais famosa elegia da literatura brasileira, inspirada na morte prematura de seu filho.

Idílio e écloga: são poesias pastoris, bucólicas. A écloga difere do idílio por apresentar diálogo.

Epitalâmio: poesia feita em homenagem às núpcias de alguém.

Sátira: poesia que se propõe corrigir os defeitos humanos, mostrando o ridículo de determinada situação.

Quanto ao aspecto formal, as poesias podem apresentar forma fixa ou livre. Das poesias de forma fixa, a que resistiu ao tempo, aparecendo até nossos dias, foi o soneto.

Soneto: composição poética de 14 versos distribuídos em dois quartetos e dois tercetos. Apresenta sempre uma métrica - mais usualmente, versos decassílabos e versos alexandrinos - e uma rima. Soneto significa ‘pequeno som’ e teria sido usado pela primeira vez por Jacopo de Lentini, da Escola Siciliana (século XIII). Tendo sido mais tarde difundido por Petrarca (século XIV).

2. Gênero dramático = drama, em grego, significa ‘ação’. Compreende essas modalidades:

Tragédia: é a representação de um fato trágico, compadecido, apto a suscitar compaixão e terror.

Comédia: é a representação de um fato inspirado na vida e no sentimento comum, de riso fácil, em geral criticando os costumes.

Tragicomédia: é a mistura do trágico com o cômico. Originalmente, significava a mistura do real com o imaginário.

Mistérios ou milagres: representações de trechos bíblicos.

Farsa: pequena peça teatral, de caráter ridículo e caricatural, criticando a sociedade e seus costumes; baseada no lema latino Ridendo castigat mores (Rindo, castigam-se os costumes).

3. Gênero narrativo = este é visto como uma variante do gênero épico, caracterizando-se por se apresentar em prosa.

Romance: narração de um fato imaginário mas verossímil, que representa quaisquer aspectos da vida familiar e social do homem. Podemos dividi-lo em romance de cavalaria, romance de costumes, romance policial, romance psicológico, romance histórico, etc.

Novela: breve mas viva narração de um fato humano notável, mais verossímil que imaginário. É como um pequeno quadro da vida, com um único conflito.

Conto: apresenta-se como a novela, mas com uma narração mais densa e breve.

Fábula: narrativa inverossímil, com fundo didático; tem como objetivo transmitir uma lição de moral.

4. Gênero épico = a epopéia é uma poesia de fôlego; é a narração poética de um fato grandioso e maravilhoso que interessa a um povo. É uma poesia objetiva, impessoal, baseada sempre na história de um povo. Entre as mais famosas epopéias, destacamos:

Ilíada e Odisséia (Homero, Grécia).

Eneida (Virgílio, Roma).

Paraíso Perdido (Milton, Inglaterra).

Orlando Furioso (Ludovico Ariosto, Itália).

Os Lusíadas (Camões, Portugal).

Na literatura brasileira, as principais epopéias foram escritas no século XVIII:

Caramuru (Santa Rita Durão).

O Uruguai (Basílio da Gama). Uma epopéia apresenta-se dividida em cinco partes:

1. Proposição ou exórdio = é a apresentação do tema e do herói.

2. Invocação = o poeta pede auxílio às musas inspiradoras.

3. Dedicatória ou ofertório ou oferecimento = o poeta dedica a obra a um protetor.

4. Narração = é o desenvolvimento do tema e das aventuras do herói, com a narração de fatos históricos.

5. Epílogo = é o remate, o encerramento do poema.

Sugestões:

Leitura: comece pelas obras brasileiras. Todas têm qualidade.

Filme: Presságio, com Nicholas Cage. Uma visão sobre catástrofes, como encaramos Deus e a preparação para o fim dos tempos.

Música: ouça Travessia, de Milton Nascimento

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