quinta-feira, 17 de junho de 2010

Meio ambiental - A caatinga

A caatinga é um problema, mas pode ser uma solução. É só uma questão de CONHECER.
Por seu sigificado, amplitude, complexidade o assunto "caatinga" requer dos geógrafos, botânicos, professores e alunos dos diversos cursos, nos 3 níveis, um debate que aponte soluções para a semi-aridez de 940.000km² do NE, quando se sabe que o semi-árido natural, a caatinga, tem 250.000km². A idéia está lançada. Aqui é o espaço.
A caatinga é solução ou problema?
Descobrimos, finalmente, qual o verdadeiro objetivo de Mãe-natureza em criar a caatinga: O Brasil nasceu no Nordeste, exatamente na zona da mata; Pero Vaz de Caminha, primeira pessoa a descrever o Brasil, disse - olhando-se para o sertão é tudo matas e águas INFINDAS; aqui em se plantando tudo dar; duante 300 anos o Nordeste sustentou o Brasil econômica, cultural e políticamente. Isto teve um preço muito alto para o clima.

A ocupação do Nordeste pelo português medieval explorador, aventureiro, depravado e corrupto; o índio local de liberdade irresponsável, arredio à evolução intelectual, culturalmente semelhante ao homem da pedra lascada; o escravo africano moleque, exibicionista com cultura semelhante ao homem da pedra polida; resultado: a miscigenação dessas raças e cruzamento dessas culturas levaram a uma catástrofe ambiental suficiente para secar e eliminar o solo da zona da mata; reduzir a oferta de chuvas no Nordeste amazônico; transformar 90% da flora do nordeste em carvão, cinzas, fumaça; consequentemente a fauna desapareceu na mesma proporção.
Trocar vida por dinheiro.

Para Mãe-natureza o NE AINDA TEM JEITO.
A oferta de chuvas no semi-árido NE ainda é suficiente para gerar vida exuberante em 70% da área; as caatingas estão rodeadas de áreas com solo de espessura de 0,30m a 2m.

Solução: captar e armazenar na caatinga a água das chuvas, durante o período chuvoso de 2 a 4 meses por ano, para produzir alimentos no restante do sertão NE. As caatingas somam 250.000km². Mãe-natureza embora não tendo um estado de consciência, teve, não por acaso, a certeza de que o nordeste BR seria ocupado pelas 3 raças de hominídios mais nocivas à vida na Terra, reservando a caatinga hostil para ser, no Século XXI, o "trunfo" para se reverter o processo fatídico e degradante criado pelo homem.

A caatinga guarda característica da superfície da crosta terrestre há 3 bilhões de anos. A caatinga é uma infinidade de "clareiras" incrustadas na área chamada sertão nordestino. O sertão NE está a partir de 100km do Mar.

A oferta de chuvas no sertão NE é a mesma da caatinga, mas o restante do Sertão tem vales, serras, várzeas do rios e riachos temporários, as melhores terras agrícolas do NE. A caatinga é semi-árido porque não tem solo de sedimentação. As outras áreas do sertão tem vegetação de até 2m³ de massa vegetal por m².

A área de uma caatinga tem de 2km² a 8km². A caatinga é ligeiramente ondulada.
A caatinga é rodeada de várzeas de rios/riachos, cabeços, serras, serrotes e cerrado - solo e vegetação.A oferta de chuvas é a mesma.

Para a ciência do homem não há explicação para a caatinga ter essas características em meio a outras áreas submetidas às mesmas variáveis atmosféricas, mas com solo e vida animal e vegetal diversificada com massa orgânica semelhante ao restante do Brasil. Porque não há solo na caatinga?

Não seria devido o relevo ligeiramente ondulado, já que nas chãs das serras tem solo e vegetação. Comparando-se os pontos de temperaturas extremas da Terra, a exemplo do deserto seco e quente do Atacama, e o deserto úmido e frio da Antártica, chega-se a uma conclusão que para Mãe-Natureza nada acontece por acaso. O equilíbrio ambiental da Terra depende da variação de elementos atmosféricos em pontos estratégicos.

A Região NE tem a zona da mata(mata atlântica) e o Nordeste Amazônico com vida exuberante, solo denso profundo, oferta de chuvas de 2m³/m² ao ano. A caatinga é fundamental para o equilíbrio ambiental nessa sub-regiões do NE; A zona da mata está entre o litoral e o agreste; a zona da mata e o agreste estão entre o Mar e a caatinga.

Pelas suas características ambientais a caatinga funciona como um exaustor criando o ar em movimento(vento) do Mar para o continente, e consequentemente arrasta as nuvens de chuvas sobre a zona da mata. O NE amazônico é amazônia.

Por Damião Medeiros:(femearnne@hotmail.com)

0 comentários:

Postar um comentário