Política e politicalha

Algumas atitudes necessárias (a até obvias) no combate aos maus gestores (quaisquer que sejam):
1. Acompanhar as ações dos políticos:
Qual é a esfera de atuação deste? Executivo (realiza as obras prometidas e necessárias, impulsiona o desenvolvimento da unidade federativa, (União, Estado, Município)), Legislativo (apresenta requerimentos, petições, leis adequadas às necessidades, fiscaliza, avalia, observa o que o executivo vem fazendo e trazendo para a comunidade?
2. Recusar maus políticos:
“Aquele que rouba, mas faz” não é atitude coerente. Primeiro porque ele pode roubar você e é claro, você não vai gostar disso; segundo, alguém sempre será prejudicado, o que mostra a parcialidade do tal e terceiro, é um homem público, deve ter as melhores qualificações, pois é um representante da população.
3. Chamar a atenção àqueles que não estejam andando regularmente:
Quem está investido de poder está também investido de responsabilidade. Quanto maior o cargo, maior o cuidado que se deve ter nele. Pergunte, cobre, interrogue o porquê de determinada ação.
4. Estar atento aos veículos de informação:
Eles fazem mais bem que mal. É verdade que devemos estar sintonizados com as notícias mais recentes, porém as mais antigas nos alertam quanto às intenções do político. A imprensa foi chamada de o quarto poder e tem realizado mesmo essa função fiscalizadora.
Um histórico político limitado: Na época Sarney (como presidente da República) – os números da Balança comercial de 1986 (Balança comercial é um termo econômico que representa as importações e exportações de bens entre os países. Dizemos que a balança comercial de um determinado país está favorável, quando este exporta (vende para outros países) mais do que importa (compra de outros países). Do contrário, dizemos que a balança comercial é negativa ou desfavorável. A balança comercial favorável apresenta vantagens para um país, pois atrai moeda estrangeira, além de gerar empregos dentro do país exportador.) passaram por fraude e ninguém foi punido; em 1987 a concorrência na licitação das obras da ferrovia Norte e Sul foi fraudada. Cinco dias antes abertura dos envelopes a Folha de São Paulo publicou os nomes dos dezoito vencedores da licitação; em 1988 houve uma CPI do Senado que pedia indiciamento por crime de responsabilidade fiscal do presidente José Sarney, do consultor-geral da República, Saulo Ramos e do Ministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães. O relatório da CPI acusava Sarney de ter autorizado o reajuste de contratos governamentais com empreiteiras durante o período de congelamento do Plano Cruzado, além da violação do princípio da anuidade orçamentária, autorizando a abertura de créditos suplementares para cobrir rombos do orçamento. A CPI foi arquivada pelo presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Inocêncio Oliveira.
Só três casos, mas todos envolvendo autoridades que deveriam zelar pelo bem das instituições representadas. Percebemos que mudar o político não é a solução. É a mudança de corações que estabelece uma Democracia forte.
Sites que combatem os maus políticos:
Transparência Brasil - www.transparencia.org.br
Instituto Brasil Verdade - www.institutobrasilverdade.com.br
Voto consciente - www.votoconsciente.org.br
Algumas frases de Rui Barbosa:
- De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
-" Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado ! " (Rui Barbosa)
- Toda a capacidade dos nossos estadistas se esvai na intriga, na astúcia, na cabala, na vingança, na inveja, na condescendência com o abuso, na salvação das aparências, no desleixo do futuro. (Rui Barbosa – Colunas de Fogo, 79).
- O espírito da fidelidade e da honra vela constantemente, como a estrela da manhã da tarde, sobre essas regiões onde a força e o desinteresse, o patriotismo e a bravura, a tradição e a confiança assentaram o seu reservatório sagrado. (Rui Barbosa – Disc. E Conf., 226).
- Um povo cuja fé se petrificou, é um povo cuja liberdade se perdeu. (Rui Barbosa – Disc. E Conf., 263).
0 comentários:
Postar um comentário